É o nome dado ao transporte ao fretamento intermediado por uma plataforma de tecnologia. Antes de a Buser surgir, a intermediação era feita por agências de viagem, guias turísticos, escolas e eventos. O que a tecnologia fez foi facilitar essa relação, intermediando o contato entre passageiros e empresas de fretamento. Por atuar sob demanda, diminui os custos de operação e evita a ociosidade, e o usuário consegue economizar até 60% do frete.
Graças à inovação! No fretamento colaborativo não há venda de passagens, mas sim o rateio do veículo fretado entre os usuários interessados na viagem. Também não há cobrança de taxas e serviços adicionais no valor do rateio. Isso faz baratear os custos das viagens em até 60% se comparado aos preços de ônibus que saem das rodoviárias.
Aquele ônibus que você pegava em uma excursão já era fretamento. O serviço existe há muito tempo no Brasil - o que a Buser fez foi digitalizar o processo. O serviço é realizado por meio de empresas de ônibus que dispõem de todas as licenças necessárias e recolhem os tributos em dia, o que movimenta a receita dos cofres públicos. Tudo é operado dentro da lei, como já foi reconhecido inúmeras vezes pelo Poder Judiciário em diversos estados e tribunais federais.
Quando as pessoas decidem viajar de Buser, elas escolhem a inovação. A tecnologia é algo que gera dúvidas e incomoda quem está acostumado a fazer igual há anos. As agências reguladoras e fiscais procuram enquadrar o nosso negócio em regras antigas. Um exemplo: a regra do circuito fechado, que obriga os ônibus a irem e voltarem com o mesmo grupo de passageiros. Isso é algo que não faz mais sentido! Ter fiscalização abusiva e medidas como apreensão por conta disso também não.
A Buser dará todo o apoio. Nunca deixamos nossos viajantes na mão. A viagem será concluída com segurança e o consumidor ganhará um voucher de 15% para uma futura reserva.
Não. Na verdade, a falsa informação de que é clandestino é uma tentativa de abalar a credibilidade e o crescimento da Buser. Os parceiros são selecionados cuidadosamente entre as empresas habilitadas a prestar o serviço de fretamento. Para se tornar um parceiro da plataforma, os ônibus precisam estar com todas as licenças em dia e os motoristas, mesmo com a habilitação em ordem, passam por um treinamento.
Segurança é prioridade máxima na Buser! Além de todos os cuidados com a manutenção e de contar com motorista reserva em trechos com mais de 437 Km (ou mais de 7 horas de viagem, sendo mais exigente do que a concorrência), os ônibus que rodam com a Buser contam com recursos extras de segurança, como câmeras de fadiga e a telemetria. Sem contar o suporte disponível 24h em que o passageiro pode relatar qualquer incidente na viagem. Resolvemos qualquer problema!
Tem que ficar claro para todos: a Buser paga todos os impostos. Inventaram um boato de que o negócio é clandestino e não paga impostos. É mais uma mentira. As parceiras da Buser são pequenas e médias empresas de fretamento que pagam Imposto de Renda, PIS, Cofins, ICMS e o IPVA dos ônibus. A Buser, que faz a intermediação entre os viajantes e as empresas de fretamento, ainda paga ISS. Além disso, as empresas tradicionais têm isenções e benefícios fiscais que a Buser não tem.
A inovação veio para ficar. O fretamento colaborativo tem um potencial gigante. Só no fretamento, são cerca de 180 mil empregos diretos e indiretos no país para manter a frota interestadual em circulação. Além disso, 30 mil ônibus, de 5 mil empresas, transportaram cerca de 12 milhões de passageiros entre os estados pelos grupos fretados, segundo a ANTT (dados 2019). Ou seja, é aí que podemos chegar.
Sim, saiba distinguir:
Quando a opção é sinalizada com o logo da Buser, é fretamento colaborativo. Nesse caso, o transporte é intermediado por ela para atender a necessidade do grupo formado na sua plataforma.
Quando a opção é sinalizada com o nome da operadora e consta a informação sobre a necessidade de comparecimento ao local do embarque para a emissão do bilhete de viagem, a Buser atua com um agente autorizado a vender passagem junto ao operador do transporte.